A porta de entrada dá um toque especial e reforça o estilo arquitetônico da casa. Além disso, é o primeiro móvel da sua casa e escritório. Inspire-se.
A porta de entrada da casa é como o sorriso de uma pessoa: é o cartão de visitas, o elemento mais importante no contexto da fachada do imóvel.
Algumas questões influenciam na escolha da porta de entrada. A primeira, já citada, é o estilo arquitetônico da casa. Ela precisa harmonizar com as escolhas feitas previamente.
Também não é possível determinar qual será a porta sem avaliar, previamente, o espaço disponível. Alguns modelos são mais propícios para espaços pequenos; outros requerem mais abertura para a instalação da porta.
Por último, mas não menos importante, vem o orçamento. Há portas de entrada para todos os bolsos, e isso precisa ser levado em consideração.
Pense em uma que lhe agrada visualmente, avalie a funcionalidade e coloque na balança o preço. A escolha precisa sempre estar atrelada ao estilo arquitetônico adotado na casa.
E para que você se inspire, selecionamos sete portas de entrada – com modelos e materiais diferentes – que são bonitas e com vários estilos:
1. Porta pivotante
Bastante utilizada nos projetos mais modernos, a porta pivotante não tem dobradiças. Ela é fixada, em cima e embaixo, com pinos, e gira no eixo – criado pela fixação dos pinos – verticalmente.
O efeito é muito bonito, bastante “limpo”. O visual é leve e cheio de estilo. Para completar, escolha um puxador que faça sentido com a proposta da arquitetura da residência.
Geralmente as portas pivotantes são altas, largas e imponentes. Ocupam menos espaço do que uma porta tradicional, com ferragens, para a abertura, justamente por girarem no eixo vertical.
2. Porta de vidro
Com um ar de modernidade, as portas de vidro têm uma vantagem, além da beleza e ar de modernidade: a luminosidade.
Elas podem ser combinadas com batentes de vários materiais, já que é neutra. Também pode compor portas mistas, com madeira, ferro e aço.
A porta de vidro, geralmente feita sob medida, pode ser pivotante, com abertura tradicional, francesa ou mesmo de correr (uma das mais tradicionais com vidro).
A desvantagem principal fica por conta da falta de privacidade. Por isso, é importante avaliar bem o uso de portas de vidro.
3. Porta de aço ou de ferro
Podem ser bastante simples e, nesses casos, barata. Contudo, também podem ter detalhes trabalhados e, por isso, tornarem-se mais caras.
Se destacam pela durabilidade e pela possibilidade de ficarem expostas às intempéries do clima.
Portas de ferro, quando combinadas com vidro, têm um tom bastante clássico e elegante.
A desvantagem principal das portas de aço ou de ferro é a falta de isolamento acústico e térmico. Não são indicadas para áreas litorâneas, pela possibilidade de ferrugem.
4. Porta de madeira maciça
As portas de madeira maciça combinam com muitos estilos de arquitetura. Com o material, podem ser feitas portas rústicas, clássicas (com detalhes) ou modernas.
São versáteis também na maneira de utilização. Podem ser pensadas para uso com dobradiças tradicionais, em modelos pivotantes, de correr ou mesmo no modelo francesa.
Conferem conforto térmico e isolamento acústico. Também são bastante seguras, o que é uma característica importante para uma porta frontal.
Exigem manutenção para garantir a beleza, com a aplicação de verniz, e para evitar as pragas, como os cupins.
Uma dica é buscar um fornecedor bastante confiável, já que a madeira precisa ser de qualidade.
5. Porta colorida
Quando você quer dar personalidade a uma fachada, destacando seu cartão de visita, a escolha é simples: colorir a porta de entrada.
A cor sempre dependerá dos demais elementos da fachada. Novamente, o estilo arquitetônico precisará ser avaliado para a escolha da cor.
Em geral, portas com cores fortes – vermelho, amarelo – recebem total atenção de quem olha de fora. Já cores mais claras, como o rosa claro, trazem um ar romântico.
As brancas são clássicas e elegantes. Por fim, cinza, azul escuro e mesmo o preto são mais minimalistas e ficam bem em projetos atuais.
6. Porta francesa
Também conhecidas como portas de folha dupla, as portas francesas dão uma sensação de expansão à entrada da casa. Justamente por isso, precisam de um espaço grande para serem instaladas.
Podem ter duas ou quatro folhas, conferindo ainda mais visão do lado de fora da casa.
Combinam com imóveis de estilo arquitetônico mais clássico, romântico e até mesmo em casas de campo.
A instalação deve ser cuidadosa e precisa, para não haver problemas na junção das folhas.
7. Porta de correr
As portas de correr são modelos marcados pela versatilidade. Podem ser utilizadas em casas compactas, com uma entrada pequena, já que não ocupam os espaços laterais quando estão abertas.
Por outro lado, também ficam muito bem em casas maiores, com entradas amplas. São práticas e, ao mesmo tempo, refinadas, de bom gosto.
Podem ser feitas em vários materiais – vidro, alumínio e a mais tradicional, em madeira.
Nesse texto falamos de materiais e formatos possíveis de portas de entrada. Quer saber mais sobre portas e como escolher a que mais se encaixa com as suas necessidades? Então clique aqui e leia mais.