Você investiu em uma porta bonita e de qualidade para sua casa, mas agora a sujeira acumulou e você não sabe como fazer a limpeza correta?
A porta é o objeto que seus convidados veem primeiro, funcionando como um cartão de visitas para o seu imóvel. Muitas vezes, no entanto, ela acaba esquecida durante a limpeza.
E existem, ainda, as portas que dividem os ambientes. Todas precisam ser limpas regularmente para garantir a conservação, você sabia?
Mas, se você está negligenciando a limpeza da sua porta, não se preocupe. Neste artigo, trazemos dicas para limpeza de portas de diversos materiais. Confira!
Como fazer a limpeza da sua porta: 6 dicas para diferentes materiais
Antes de entrar nas dicas específicas, voltadas para portas de determinados materiais, vamos falar de algumas dicas que valem para qualquer porta, independentemente do material com o qual ela foi construída.
A primeira é não usar produtos químicos como saponáceos e outras soluções ácidas para limpar.
Embora pareçam produtos práticos por serem de ação rápida, eles podem manchar sua porta e acabar com o brilho dela, deixando a superfície opaca.
Também não use esponjas grossas ou lã de aço, que podem danificar a sua porta.
Além disso, cuidado com a limpeza na parte externa da porta em dias de muito sol, pois o produto utilizado pode secar rapidamente antes mesmo de ser removido, manchando a superfície.
Também não use água em excesso, que pode demorar para secar, causando danos.
Além disso, outra dica de limpeza de portas que vale para peças de qualquer material é sempre remover “o grosso” da sujeira antes de começar a limpeza de fato, usando, por exemplo, um espanador ou pano seco.
Agora, vamos às dicas específicas para portas de cada material!
Porta de madeira
As clássicas portas de madeira exigem cuidados especiais. Para evitar manchas, por exemplo, não é recomendado o uso de álcool na limpeza. Para começar, retire a poeira com um espanador de pó ou flanela seca.
Depois, recomenda-se diluir algumas gotas de detergente sem cor em 1L de água.
Mergulhe uma esponja na mistura, retire o excesso e faça a limpeza de toda a superfície. Após passar a esponja, recomenda-se retirar o excesso com um pano úmido e, por fim, secar a porta.
Se a sua porta for de madeira laqueada, no entanto, o melhor é fazer a higienização somente com o pano umedecido em água, sem usar detergente.
Portas de alumínio
Mais resistentes, as portas de alumínio são também fáceis de limpar.
Para deixar a sua brilhando, basta usar uma mistura de água e detergente, que pode ser aplicada com uma esponja. Em seguida, seque-a e, se desejar, lustre-a usando uma flanela.
Portas de aço
No caso da porta de aço, o melhor é remover o excesso de poeira e sujeira usando o espanador ou pano seco.
Quando a porta estiver muito suja, pode-se usar a mistura de água e detergente, que deve ser aplicada com uma esponja macia.
Para completar, retire o produto com um pano úmido e, por fim, passe um pano seco. Lembre-se: a umidade danifica o material.
Além disso, uma forma de fazer com que o aço se mantenha em boas condições é passando vaselina líquida na esquadria da porta de aço. Isso pode ser feito 3 ou 4 vezes por ano e ajuda a criar uma barreira protetora no material.
Portas de ferro
Para fazer a limpeza da porta de ferro, comece retirando a poeira com um pano seco.
Depois, passe a mesma mistura utilizada na porta de madeira, de detergente diluído na água, com uma esponja bem macia. Deixe-a secar e passe também um pano seco.
Portas de vidro
Uma porta de vidro limpinha, sem nenhuma marca, dá outro ar para a casa, não é?
Felizmente já há no mercado uma série de produtos que ajudam a alcançar esse resultado sem muito esforço. São os limpa vidros, disponíveis na maioria dos supermercados.
Para começar, aplique o produto em um pano, de preferência de algodão. Depois, seque-a com outro pano, macio e seco. E pronto! A essa altura, a sua porta de vidro já deve estar brilhando.
Portas revestidas
Existem também as portas revestidas, como as de poliéster. Nesse caso, você pode usar uma variedade maior de produtos, como aguarrás, álcool, detergente neutro, sabão neutro e querosene.
Eles podem ser aplicados também com materiais diversos, como escova de cerdas macias, esponja, espuma, pano e algodão.
Se a sua porta é de poliéster, evite usar thinner, acetona, produtos abrasivos, solvente, esponjas de aço e lixas.
E você, gostou dessas dicas de limpeza de portas? Tem alguma outra? Compartilhe com a gente nos comentários!
E, para saber outras informações de como conservar sua porta limpa e bonita, continue acompanhando o nosso blog!